Noticias

08/01/2019

Governador atende lideranças e diz que vai aprofundar estudos sobre o Iapar

Diretores da Rural, junto com demais lideranças da região, estiveram em Curitiba

 

O governador Ratinho Junior disse que vai aprofundar estudos sobre a situação do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e garantiu que não decidirá por mudanças antes de discutir novamente com a sociedade organizada, deputados de Londrina e pesquisadores. Ele atendeu ao pedido do deputado estadual Tercilio Turini e conversou com lideranças de entidades londrinenses hoje (dia 8) à tarde no Palácio Iguaçu, em Curitiba.

A comitiva de Londrina foi a primeira de representantes da comunidade recebida oficialmente pelo governador, que se dispôs a debater periodicamente temas que contribuam para o desenvolvimento do Norte do Paraná. “Vamos avançar nas análises técnicas sobre o Iapar e, quando estiverem mais amadurecidas, voltaremos a sentar e conversar”, assegurou Ratinho Junior.

O deputado Tercilio Turini ressaltou a necessidade de envolver os pesquisadores nas discussões e chamou a atenção para a relevância do Iapar no desenvolvimento da agropecuária e no fortalecimento econômico do Paraná. “A pesquisa do Iapar resultou em produtividade nas lavouras, conservação de solo e muita inovação tecnológica no campo. Isso fez a produção agrícola gerar mais recursos ao nosso Estado, foi alavanca para o agronegócio”, afirmou.

Tercilio destacou a importância histórica do Iapar para Londrina e o Paraná. “Os institutos de pesquisas, as universidades e as entidades projetam o Norte do Paraná como referência nacional no agronegócio. Manter o Iapar com poder de decisão em Londrina é essencial para fortalecer a nossa região”, enfatizou o deputado estadual.

Para o presidente da Sociedade Rural do Paraná, Antonio Sampaio, a reunião foi boa. "O governador se comprometeu a conversar com as lideranças antes de implementar projetos em nossa região. Estabelecemos um canal de comunicacao, " comentou.

As lideranças também falaram ao governador sobre obras de infraestrutura como a duplicação da PR 445 até Mauá da Serra, o Contorno Norte e a ampliação e modernização do Aeroporto de Londrina. “Vamos criar uma agenda positiva para investimentos e desenvolvimento de Londrina”, disse Ratinho Junior.

Além do presidente da SRP,  também participaram da reunião os deputados estaduais Cobra Repórter e Tiago Amaral, o conselheiro da SRP Afrânio Brandão, o presidente da Associação Comercial e Industrial (Acil) Fernando Moraes, o superintendente da Folha de Londrina José Nicolás Mejía, o ex-prefeito de Cambé João Pavinatto e o vereador Paulo Soares, o presidente da Sercomtel Cláudio Tedeschi, o vereador londrinense Felipe Prochet, o chefe da Casa Civil Guto Silva, o secretário de Comunicação Hudson José e outras lideranças.

 

 



voltar para página anterior