Histórico

A missão do Museu da Sociedade Rural do Paraná é a de preservar e difundir a história da entidade e sua influencia de âmbito cultural, econômico e social no município e no estado.

A instituição atuou significativamente para região e a mesma propõe que a comunidade tenha este conhecimento através da guarda de um acervo composto de diferentes tipos de documentos textuais, imagens, além de objetos que simbolizam a atuação da entidade e sua importância na história de Londrina.

Portanto, o Museu propõe o incentivo da valorização e preservação do patrimônio cultural e da memória coletiva recebendo toda a comunidade.

Espaço

O espaço possui 194,92 m onde estão distribuídos cinco temas da exposição de longa temporada. O Museu também possui um arquivo com todo o acervo histórico da Sociedade Rural organizado e descrito.

Nossa Missão

Preservar e difundir a história da entidade e sua influência socioeconômica na região e no país

Objetivo

Propor o incentivo da valorização e preservação do patrimônio cultural e da memória coletiva através de um amplo acervo composto de: documentos textuais, imagens, objetivos e arquivos audiovisuais.

Espaço

Cerca de 200m2 de exposição permanente (longa duração) que reconstitui 5 espaços temáticos.

Cenário Cotidiano Rural

Representa o ambiente do campo com elementos do lar e ofícios rurais através de ferramentas de artesanato, carpintaria e mecânica, utensílios domésticos e peças de produção alimentar, como a seleção, torrefação e moagem do café.

agricultura

Apresenta o auge do Café na região e sua decadência com a geada, assim como cita as culturas de subsistência e agricultura comercial que se destacaram ou ainda possuem representatividade econômica como a soja.

Pecuária Bovina e Eqüina

Mostra a relação das várias raças zebuínas, européias e híbridas de bovinos. Relata o processo de criação do Serviço de Registro das Raças Indianas (ABCZ) e apresenta diversas raças de cavalos. As vitrinas expõem alguns objetos do Serviço de Registro, de leilão, de julgamento de animais e esportes equestres.

Pecuária Outras Espécies

Tema reservado aos conceitos e curiosidades sobre outras produções e atividades da pecuária como: suinocultura, caprinocultura, ovinocultura, avicultura, cunicultura e aqüicultura.

modernidade

Mostra a história e perspectivas sobre o melhoramento genético vegetal e animal. Alguns objetos de laboratório e de técnicas de inseminação artificial animal complementam o tema.

Rota do Café

A Rota do Café é um convite para uma experiência turística única. Seu roteiro, composto por mais de 40 atrativos, proporciona ao visitante o conhecimento e a vivência sobre a história e a produção do café.

O cliente encontrará roteiros diversos conforme sua necessidade e perfil, cada nova combinação é uma oportunidade de sentir, experimentar e conhecer os aspectos da cultura cafeeira e as belezas da região norte do Paraná: fazendas históricas e produtivas, cafeterias e restaurantes especializados, ícones culturais que preservam a história, espaços de lazer, santuários ecológicos, pousadas e a gastronomia com café que revelam a história e os causos da região, nuances e, sobretudo os deliciosos aromas do café.

Considerando a trajetória em que a Sociedade Rural do Paraná trilhou junto à força cafeeira, seu Museu representa através dos cenários e peças históricas um pouco da memória do auge "Ouro Verde" e a construção da identidade local.

Segunda a Sexta 8h30 às 12h / 14h às 17h30

Fone: (43) 3378-2053