Noticias

12/09/2018

Londrina Matsuri cresce em estrutura e atrai público de 27 mil pessoas

Parceria com a SRP já tem 10 anos

Bon Odori. Foto: Giuliano Garcia

A 16ª edição do Londrina Matsuri chegou ao fim levando um público de 27 mil pessoas, entre os dias 6 e 9 de setembro, ao Parque de Exposições Governador Ney Braga, local onde é realizado há 10 anos. O evento foi uma verdadeira vitrine da cultura oriental. Foram quatro dias de muita música, dança, arte, diversão, tecnologia, encontros e gastronomia. Distribuído em uma área de 30 mil metros quadrados, a comissão organizadora comemorou o crescimento da feira – de 80 para 100 pontos comerciais, culturais e gastronômicos.

A cerimônia de abertura contou com a participação de várias autoridades, entre elas a chefe do Núcleo Regional de Educação de Londrina, Luzia Maria de Jesus Alves, representando a Governadora Cida Borghetti; o Secretário Municipal de Cultura,Caio Júlio Cesaro, representando o prefeito Marcelo Belinati, o vereador Eduardo Tominaga, representando a Câmara Municipal, o diretor de mercado da Unimed Londrina, Antônio Carlos Valesi, representando os patrocinadores do evento e como parceiro da casa, o diretor administrativo/financeiro da SRP, Moacir Sgarioni.

Em seu discurso Sgarioni agradeceu a parceria de 10 anos com a SRP e parabenizou os organizadores do evento pelos 30 anos do Grupo Sansey promotores do Matsuri Londrina. “Esta é uma festa tradicional de uma colônia que comemora este ano 110 anos de imigração e que merece toda a nossa admiração e respeito”. A solenidade de abertura contou também com a tradicional cerimônia japonesa Kagami Biraki, realizada em festividades, com a quebra da tampa de um barril de sake, significando prosperidade e sorte.

“O Londrina Matsuri 2018 superou as nossas expectativas. Nós já estávamos pensando em investir em novidades na parte da cultura tradicional, e o grupo que veio de São Paulo juntamente com a Thaís Kato do Orinuno e Ken Yamazato Engenheiro de Pipas, trazendo oficinas de Sumi-ê, Shodô, Mangá e Kirigami foi um dos destaques da feira.”, avalia Mity Shiroma, da comissão organizadora.

Outras novidades da 16ª edição foram o Concurso K-Pop, um estilo de dança que faz muito sucesso entre o público jovem, no Espaço Animeland, ponto de encontro da moçada e a atração internacional, a dançarina Chieko Kojima, co-fundadora do melhor grupo de taikô do Japão, Kodô, que apresentou números de dança moderna e taikô. “Já conhecíamos o talento desta artista, mas a simplicidade e a comunicação fácil com o público encantou a todos. Ela também gostou muito, principalmente da receptividade do público londrinense.”, conta Mity.
    
O 16º Londrina Matsuri foi uma promoção do Grupo Sansey. Patrocínio: Itaipu Binacional, Copel, Unimed, Boulevard Londrina Shopping, Drogamais, Colégio Maxi, Londrivet, ATOPP Brasil, Disfranco, Colégio Universitário, Midiograf e Colégio Sigma. Apoio: Prefeitura Municipal de Londrina, Sociedade Rural do Paraná, SESI, SENAI, FIEP, SESC/Fecomércio, Emater, UEL, Folha de Londrina, RPC, Rádio Paiquerê AM, Folha FM, Igapó FM.

Cerimonia Kagami Biraki. Foto: Giuliano Garcia



voltar para página anterior