Acelerado da Go SRP é finalista em fórum do BRICS

João Barboza da Startup DIOXD é também aluno de Agronomia da Unifil

Acelerado da Go SRP é finalista em fórum do BRICS

O integrante da Startup DIOXD, acelerada da GO SRP Agritech,  aluno do 2º Agronomia da UniFil, João Américo Barboza, vai concorrer ao prêmio BRICS Young Innovator Prize 2019, de valorização de jovens inovadores dos cincos países do bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Disputam a premiação 20 trabalhos científicos, quatro de cada país. Único representante da região Sul, o estudante londrinense de 19 anos participa de 6 a 8 de novembro, no Rio de Janeiro, do 4º Fórum de Jovens Cientistas na programação do Encontro de Cúpula dos BRICS.

João Américo desenvolveu um método de tratamento de sementes com gás carbônico, visando aumento de produtividades de lavouras. A pesquisa foi iniciada em fevereiro de 2013, quando tinha 12 anos e ainda era aluno do ensino fundamental no Colégio Londrinense. O trabalho já rendeu mais de 30 prêmios nacionais e internacionais com o trabalho.

 Em setembro do ano passado, João Américo criou a startup DIOXD, que tem o apoio da aceleradora Go Agritech da Sociedade Rural do Paraná. Com isso, começou a produzir em escala comercial. Desde 2018, já foram tratadas 15 toneladas de sementes de milho, 10 toneladas de soja e 3 toneladas de feijão, em lavouras cultivadas no Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O aumento da produtividade na colheita chegou a 10%. O tratamento é feito na propriedade, com utilização de equipamento desenvolvido na pesquisa.

 João Américo viaja para o Rio de Janeiro terça-feira (dia 5), a convite da organização do Fórum de Jovens Cientistas do BRICS.

 Fonte: Ascom/Unifil - SRP