Representantes de entidades de classe de Londrina se reuniram na manhã desta sexta-feira (24) com autoridades municipais, estaduais e federais, para discutir dois pontos que consideram de grande importância para o desenvolvimento da região: modernização do aeroporto e a instalação de uma reitoria na unidade do Instituto Federal do Paraná (IFPR) na cidade.
A reunião foi no gabinete do prefeito Marcelo Belinati e contou com a participação, entre outros, de Belinati, da deputada federal Luisa Canziani, do deputado federal Diego Garcia, do deputado estadual Tiago Amaral, secretários municipais e vereadores.
Em relação ao aeroporto, as entidades presentes consideram que no edital de concessão não está claro, se as obras de ampliação da pista serão ou não executadas pela vencedora CCR.
Segundo o presidente da Sociedade Rural do Paraná, Antonio Sampaio, essa questão é de extrema importância para a cidade. “O Município tinha um acordo com a Infraero e já havia feito vários investimentos, inclusive com a desapropriação de terrenos, para essa finalidade. E no edital de concessão atual não está claro se esse compromisso será honrado na assinatura de um contrato”, informa Sampaio. A desapropriação de 107 terrenos em torno do aeroporto foi necessária para viabilizar as obras de melhorias no aeroporto.
Sampaio destacou ainda que a modernização do aeroporto de Londrina é uma peça importante para o desenvolvimento da região.
As entidades também querem que as autoridades se mobilizem para a instalação de uma reitoria regional no campus do IFPR em Londrina.
Ao final da reunião, houve consenso de que uma comitiva de autoridades e representantes de entidades de classe irá a Brasília. O objetivo é agendar audiências com os ministros da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e da Educação, Milton Ribeiro para aprofundarem as discussões. A data da viagem será definida de acordo com as agendas dos ministros.
Além da SRP, participaram da reunião a ACIL, Sincoval, Sebrae, Ceal, Fenabrave, Aepic, entre outras entidades e o arquiteto, professor da UEL, André Silvestre.