Agrobit Brasil Evolution

Abertura destaca importância da inovação para o agronegócio

Agrobit Brasil Evolution

 

Com uma ampla e diversa programação, foi aberto na manhã desta terça-feira (9 de novembro) a quarta edição do Agrobit Brasil, um dos mais importantes eventos de inovação voltado ao agro, promovido pela Sociedade Rural do Paraná (SRP), Sebrae, FB Group e a Governança do Agronegócio Agrovalley. Na abertura, o papel da inovação para o desenvolvimento do agronegócio sustentável foi destacado por todos que discursaram.

O evento está sendo realizado de forma híbrida, transmitido a partir do Parque de Exposições Ney Braga, que abriga o Parque Tecnológico SRP Valley, em Londrina. O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, participou da abertura virtualmente e enalteceu a importância da cidade no sistema de inovação do país. O ministro destacou que o agro brasileiro é “uma das máquinas” mais importantes para o Brasil e para o planeta. “Mas temos pela frente grandes desafios, como saúde, acesso à água, mudanças climáticas e a produção de alimentos. Tenho grande orgulho do Brasil nesse contexto. Ciência, tecnologia e inovações são ferramentas indispensáveis para todas essas atividades”.

O secretário  de Empreendedorismo e Inovação do MCTIC, Paulo Alvim, destacou, em sua fala que “Londrina é uma das cidades brasileiras com maior presença do MCTIC”, referindo-se à importância do sistema de inovação instalado na cidade.

Antonio Sampaio, presidente da SRP, lembrou o papel da entidade no apoio à inovação para levar novos conhecimentos e tecnologia ao campo. A SRP realizou o primeiro Hackathon do agronegócio dentro de uma exposição agropecuária – a ExpoLondrina, em 2016. A partir de lá, não parou mais, realizando eventos diversos que culminaram na instalação do Parque Tecnológico SRP Valley. “Nossa função, enquanto entidade, é aproximar os players para que as inovações aconteçam e cheguem aos produtores”, disse ele.

George Hiraiwa, diretor de Inovação da SRP – entidade proprietária do Parque de Inovação SRP Valley – e diretor de Relações Internacionais do Hub de Inovação Cocriagro (instalado no SRP Valley), trouxe, em sua fala, o viés da sustentabilidade. “Produzir mais com sustentabilidade, que é uma exigência cada vez maior, será possível por meio da tecnologia”.

Também participaram da abertura, a CEO da FB Group, Daiana Bisognin; o diretor técnico do Sebrae-PR, Julio Agostini; o gerente Regional Norte do Sebrae, Fabrício Bianchi; o chefe de gabinete da Prefeitura de Londrina – representando o prefeito Marcelo Belinati –, Moacir Sagrioni; e, o chefe da Embrapa-Soja, Alexandre Nepomuceno.

A diretoria da SRP acompanhou a abertura presencialmente.

A programação e todos os detalhes do evento podem ser acessados pelo endereço www.agrobitbrasil.com.br.