Alerta

Receita Federal orienta produtores rurais a estarem atentos à Declaração do IR

Alerta

A Receita Federal esta adotando um novo procedimento em sua rotina de trabalho, a Fiscalização de Conformidade Setorial, que consiste em primeiramente alertar o contribuinte de eventuais problemas com o IR antes que seja estabelecida uma fiscalização formal do problema, dando assim, ao contribuinte a oportunidade de fazer uma retificação evitando a aplicação de multas. Aqueles que forem comunicados devem procurar o mais breve possível o serviço do contador ou do Sindicato Rural Patronal de sua região. Também os que não receberem o aviso mas que entregaram produtos rurais a cooperativas, frigoríficos e empresas em geral de recebimento desses produtos, devem  fazer a declaração do IR, pois estão sendo monitorados.

Na jurisdição de Londrina, estão municípios da região de Londrina, Apucarana, Arapongas, Cornélio Procópio e Jacarezinho. Com base em cruzamento de informações de cooperativas, empresas privadas de recebimento de grãos e frigoríficos localizados em todo o país, foram constatadas inúmeras divergências.

“Esses produtores rurais precisam regularizar sua situação o quanto antes”, alerta o presidente da Sociedade Rural do Paraná, Antonio Sampaio. Ele, assim como a diretoria da entidade, destaca a importante mudança nos procedimentos da Receita Federal, que está comunicando e orientando esses produtores antes que sejam emitidas as multas, que podem agravar muito a situação. “Portanto, como entidade que representa o produtor, a SRP orienta os produtores que procurem, imediatamente, seu contador ou o sistema de apoio contábil dos sindicatos rurais”, ressalta Sampaio.

O delegado da Receita Federal em Londrina, Reginaldo Cézar Cardoso, informa que os produtores rurais que receberem o aviso deverão dar andamento ao procedimento de forma on-line, tendo em vista que devido à pandemia o atendimento presencial na sede da Receita Federal esta restrito.