Nesta sexta-feira (07/07) o alerta do tempo vai para os grandes volumes de chuvas previstos no extremo sul do Brasil. Ao longo do dia, um ciclone extratropical deverá se formar sobre o estado do Rio Grande do Sul, trazendo condições de tempo adverso – sobretudo em relação aos volumes de chuvas previstos.
Essa condição ocorre como uma combinação de fatores, dentre eles: o forte suporte de ar quente e úmido vindo da região amazônica, reforçando uma frente fria já estabelecida na região. Além disso, uma região de baixa pressão que está sobre o norte da Argentina e Paraguai, deve atravessar a fronteira em direção ao sul do Brasil, reforçando ainda mais a intensidade deste sistema.
Outro fator relevante, na intensidade deste evento, é o grande contraste entre as massas de ar entre a parcela central do Brasil (muito quente) e o Centro-Sul da Argentina (uma massa de ar frio). Isso também contribui com a formação das nuvens carregadas e consequentemente com a intensidade das chuvas.
Na média das projeções, os volumes devem ultrapassar a marca dos 60 mm ao longo do dia, nos setores mais atingidos. Mas avaliando esses modelos, alguns indicam volumes acima dos 80 mm pontualmente.
Mesmo com a previsão de grandes volumes, os indicativos para queda de granizo são baixos. Portanto os maiores riscos estão relacionados à possibilidade de ocorrência de inundações e alagamentos urbanos como na Metropolitana de Porto Alegre, Centro Oriental, Centro Ocidental, Sudeste e Sudoeste Rio Grandense, devido a previsão de chuvas intensas consecutivas de ventos fortes a partir da tarde e continuidade no dia seguinte.
Fonte: Agrolink