Artigo publicado na Folha de Londrina: Londrina precisa do Susaf

Imagem da Notícia

A agroindústria desempenha um papel crucial na economia, gerando milhares de empregos e movimentando bilhões de dólares anualmente. Mas para que Londrina, com sua forte vocação agrícola e grande potencial econômico, fomente a atividade de seus produtores locais, abrindo novas oportunidades de mercado para seus produtos e impulsionando o desenvolvimento de toda região, é preciso que o Poder Público, urgentemente, faça a adesão do Susaf (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte).

O Susaf é a ferramenta que permite a venda de produtos de origem animal em todo o estado, a fim de promover a equivalência entre os serviços de inspeção municipais (SIM) e o estadual - Siapp (Serviço de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte)-, harmonizando os procedimentos de registro, inspeção e fiscalização. Sua ausência no município impossibilita que produtores locais, mesmo com produtos de grande qualidade, não possam vender fora da cidade.

Para se ter ideia do nosso atraso, segundo a Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), até 31 de outubro de 2024, 86 cidades paranaenses já haviam aderido ao programa, sendo que em nossa região cidades como Bela Vista do Paraíso, Ibiporã e Rolândia implementaram o Susaf. Em contraponto, nosso município, sendo significativamente maior e mais desenvolvido, ainda não adotou o programa.

Para avançarmos nesta questão, é preciso organização e sensibilização da Prefeitura de Londrina sobre a importância dessa adesão para o bem-estar de toda população, uma vez que o Susaf pode ser concedido a municípios ou consórcios intermunicipais que apresentem um serviço de inspeção estruturado, garantindo a qualidade dos produtos que são comercializados aqui.

Entendemos que esta solicitação deva ser feita o mais breve possível, pois isso não apenas impulsiona a economia local, como também aumenta a renda do pequeno empresário e oferece aos consumidores acesso a alimentos regularizados e de qualidade. Londrina possui produtores de queijo e de mel que já receberam prêmios em concursos estaduais, nacionais e até internacionais, mas que não podem vender fora do município pela ausência do Susaf. Precisamos mudar esta realidade se queremos que nossa cidade se destaque como um modelo de excelência em produção agroindustrial.

Marcelo Janene El-Kadre

Presidente da Sociedade Rural do Paraná

Seja sócio!