BelaSafra 2020

Sexta-feira terá programação especial para mulheres

BelaSafra 2020

O BelaSafra 2020, evento de difusão de tecnologia da Belagrícola, que começou na terça-feira (28/01), terá uma programação exclusiva para produtoras rurais: é o Tour Técnico Especial Work Like a Girl, que será na sexta-feira, dia 31 de janeiro, a partir das 8h30.

As participantes vão assistir a um talk show, que vai debater a importância crescente da mulher no Agronegócio. O BelaTalks será mediado por Rebeca Lins, diretora-administrativa da Belagrícola e contará com a presença de representantes das empresas Syngenta, Basf e Dekalb.

Em seguida, as produtoras vão percorrer o circuito técnico no campo de experimentos do BelaSafra para conhecer as últimas tecnologias para maximizar a produtividade.

A programação especial para mulheres no BelaSafra 2020 é mais uma ação do programa Work Like a Girl, da Belagrícola, que já realiza o Encontro das Mulheres no Agro três vezes por ano.

Dados apontam que a presença feminina conquista cada vez mais espaço no agronegócio. As mulheres já respondem por pelo menos 30% dos cargos de gestão em empresas do setor, segundo levantamento realizado pela Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) em parceria com o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP.

O estudo apontou que a participação da mulher no mercado de trabalho do agronegócio cresceu consistentemente entre 2004 e 2015, passando de 24,11% para 27,97%. Já o número de homens atuando no setor diminuiu 11,6%.

Sabe-se que 73% das mulheres do agronegócio atuam “dentro da porteira”, que inclui produção, como plantio, manejo, colheita, beneficiamento, manutenção de máquinas, armazenamento dos insumos, descarte de embalagens de agrotóxicos e mão de obra. Deste total, 58% das mulheres são proprietárias ou sócias das propriedades, representando algo em torno de 4,5 % do PIB, o que indica a existência de grandes fortunas administradas e geridas por mulheres. 

Outra informação importante é de que 34% das mulheres do agronegócio já possuíam famílias atuando nesse segmento. Na prática, isso significa que cerca de 2,2% do PIB é gerido por herdeiras que em sua maioria não tiveram a oportunidade de se preparar para administrar a fortuna familiar.

 

Sobre o BelaSafra 2020

Organizado pela Belagrícola, o BelaSafra abre o calendário dos grandes eventos rurais do Brasil com mais de 40 expositores. Será de 28 a 31 de janeiro, na Unidade de Difusão de Tecnologia da Belagrícola (antigo Buffet Arejo), em Cambé (PR). Conta com uma área total de 17 hectares, dos quais 11 são destinados a experimentos agrícolas e difusão de tecnologias, com lançamentos em genética, nutrição, fertilizantes, proteção de plantas e serviços.

Outro destaque do BelaSafra é o “Balcão de Negócios”, uma área exclusiva para operações comerciais em barter, através da antecipação de safra e troca de grãos por insumos e produtos.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa – BelaSafra 2020