País pode aumentar sua presença em setores como frutas, vegetais, alimentos processados, bebidas, laticínios, cacau, chocolate, nozes e outras oleaginosas além da soja
O Brasil é uma das maiores potências mundiais na exportação de produtos agrícolas com embarques totais de US$ 158,9 bilhões (R$ 802,4 bilhões na cotação atual), um crescimento de 32% em relação a 2021. Mas existe ainda um enorme mercado global inexplorado, ou ainda pouco explorado, para os produtores rurais e a agroindústria brasileira, da ordem de US$ 720 bilhões (R$ 3,6 trilhões) por ano, segundo um estudo do Insper Agro Global, publicado neste mês de setembro. São áreas nas quais o país tem uma fatia muito pequena, exportando apenas US$ 5 bilhões (R$ 25,2 bilhões), como ocorreu em 2021, com um share, que é a métrica para a participação em um segmento, de menos de 1%.
Confira o que é agro exportador e seus desafios de mercado:
Um mercado a ser explorado
De acordo com o estudo do Agro Insper Global, o Brasil tem condições de se consolidar como fornecedor regular e confiável de outras commodities além da orientação atual. No entanto, diversificar mercados e produtos e adicionar valor nas exportações ainda é um desafio para o país.
Os dados fazem parte do Global Agri Trade Data, plataforma que acompanha 76 agrupamentos de produtos do campo. Os itens com potencial de exportação são frutas, vegetais, alimentos processados, bebidas, laticínios, cacau, chocolate, nozes, além de oleaginosas, com exceção da soja.
Fonte: Forbes agro