No final de julho, 27, o diretor de Inovação da SRP, George Hiraiwa recebeu a visita da diretoria da Câmara de Comércio e Indústria Brasil –Japão do Paraná (CCIBJ-PR), com sede em Curitiba. O diretor apresentou aos visitantes o Ecossistema de Inovação Agro da região de Londrina, iniciado sob a liderança da SRP, em 2016. Participou da recepção aos membros da CCIBJ-PR, o presidente da Câmara Municipal de Londrina, vereador, Jairo Tamura.
Segundo Hiraiwa, a visita é uma oportunidade de estreitar novamente os laços entre os dois países (coirmãos) e agora com foco na inovação e tecnologia. O Japão, nas décadas de 70 a 90, contribui para a conquista do cerrado brasileiro, através do Prodecer (Programa de Desenvolvimento do Cerrado), resultado de uma parceria entre a Embrapa e o JICA (Japan International Cooperation Agency/ Agência de Cooperação Internacional do Japão).
No final de abril, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciou a realização de um projeto de desenvolvimento colaborativo na área de agricultura de precisão e digital, com o Japão através da JICA: “Projeto de Desenvolvimento Colaborativo da Agricultura de Precisão e Digital para o Fortalecimento do Ecossistema de Inovação e a Sustentabilidade do Agro Brasileiro”. Na data foi assinado um acordo com as discussões sobre o assunto entre o Mapa e o chefe da JICA no Brasil, Masayuki Eguchi.