A indústria de frutas frescas brasileira está rumo a um ano recorde em receitas de exportação, impulsionada pelo maior preço pago pelas frutas exportadas em 2023. De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), a receita prevista para este ano tem potencial para superar os US$ 1,1 bilhão alcançados em 2021, estabelecendo um novo recorde.
Embora os volumes parciais de exportação em 2023 estejam abaixo dos patamares históricos de 2021, a expectativa é de que o aumento nos preços médios (em dólares) compense essa queda.
Clima favorável e menor concorrência externa impulsionam preços
Os pesquisadores do Cepea indicam que o cenário para a receita recorde em 2023 está diretamente relacionado ao aumento no preço médio (em dólar) pago pelas frutas. Isso é atribuído ao clima favorável no Brasil, melhores condições logísticas e, principalmente, à menor concorrência externa. O Brasil se destaca como um dos poucos países capazes de manter a produção ao longo do ano, proporcionando a oferta de frutas em momentos em que outros fornecedores enfrentam produção prejudicada e/ou estão em entressafra.
Fonte: Agrolink