O inverno chegou ao Brasil nesta quarta-feira dia 21 de Junho, com grande influência do El Niño, um fenômeno climático, que no Brasil acaba causando o aumento de chuvas em algumas regiões do país e, em outras, acaba causando a estiagem. Esse tipo de efeito tem preocupado principalmente o setor do agronegócio. O fenômeno afeta principalmente os cultivos de cereais como trigo, cevada, aveia, triticale e centeio, que acabam sofrendo muito com o excesso de umidade, além de atrapalhar o plantio do açúcar, mas alguns produtos como soja e milho, as chuvas abundantes podem ser positivas para o cultivo.
Segundo, Pizzamiglio, diretor da Efficienza, o fenômeno meteorológico, acaba afetando diretamente as exportações do Brasil, pois somos um dos maiores exportadores de açúcar do mundo, o mercado previa cerca de 600 milhões de toneladas para essa temporada, mas com a chegada do El Niño, os números estão começando a ser revisados e acreditam que vai ficar muito abaixo do que se estimava-se.”
As chuvas do El Niño já estão preocupando alguns estados do Brasil, e agora os produtores do agronegócio, entram em alerta, isso porque a maiorias da produção vão precisar ser colhidas antes do tempo previsto. Atualmente eram esperadas um incremento de 8,7% na safra da cana-de-açúcar no ano de 2023/24, que permitiria uma elevação de 10,2% na produção do açúcar, o que iria subir para 37,2 milhões de toneladas, mas analistas já afirma que por conta do efeito causado desse fenômeno, a projeção é que reduza para 32,8 milhões de toneladas.
Fonte: Agrolink