Uma nova massa de ar quente deve se estabelecer a partir de sexta-feira (28/02) e se estende até pelo menos quarta-feira (05/03), período que compreende o feriado de Carnaval, conforme o site Climatempo.
Esse novo episódio de calor extremo será causado pela atuação de um sistema de alta pressão em médios níveis da atmosfera, que vai intensificar a circulação do ar de cima para baixo, inibir a formação de nuvens e favorecer o aumento das temperaturas de maneira mais expressiva.
É importante destacar que será o segundo evento influenciando as regiões Sudeste e Centro-oeste, e o quarto que afetará os estados do Sul.
E isso pode ser mais um fator agravante na produção e oferta de alimentos, principalmente o café, que sofre com as condições climáticas adversas na atual safra 2024/25.
Este evento é distinto da onda de calor que atingiu a região Sul, por conta da atuação de uma massa de ar mais seco na Argentina. Os gaúchos terão apenas um dia com ligeira redução no calor intenso, na quinta-feira (27/02).
Regiões mais afetadas
Como mostra o mapa produzido pelo site Climatempo, áreas em vermelho indicam regiões onde as temperaturas ficarão entre 5°C e 7°C acima da média climatológica de março.
Esse cenário inclui estados como Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina (SC), Paraná (PR), São Paulo (SP), Minas Gerais (MG), Goiás (GO) e Mato Grosso do Sul (MS), que enfrentarão calor acima do normal para esta época do ano. Já as áreas em laranja, que abrangem uma porção ainda maior do Brasil, terão temperaturas entre 3°C e 5°C acima da média.
Fonte:Agrolink
Foto: José Fernando Ogura/AEN