As entidades do setor produtivo receberam nesta segunda-feira (3), no Parque Governador Ney Braga, os deputados federais Filipe Barros, Luisa Canziani e Marco Brasil para prestar contas sobre o andamento de pautas e projetos voltados à Londrina e região. Os deputados Diego Garcia e Luiz Carlos Hauly não compareceram por incompatibilidade de agenda.
O encontro foi organizado pela Sociedade Rural do Paraná, ACIL, Ceal, Sescap, Sincoval, Sindimental e Sinduscon. “Esta é uma iniciativa que será permanente entre as entidades e o setor público. Precisamos buscar por todas as esferas meios para melhorar a infraestrutura de Londrina e região, e potencializar seu desenvolvimento. Deliberamos pautas que proporcionam esse caminho, agora precisamos também que nossa mensagem e necessidades sejam levadas à Curitiba e Brasília”, reforçou o presidente da Sociedade Rural do Paraná, Marcelo Janene El-Kadre.
Entre as principais demandas repassadas pelas entidades aos parlamentares está a necessidade de angariar recursos para o projeto e obra do Contorno Leste, essencial para garantir mais segurança no tráfego urbano, ampliar a estrutura de transporte e logística e melhorar as condições para atração de novas indústrias; o problema do extra teto na saúde pública de Londrina, uma vez que a cidade é referência de toda a região e atende um volume de pessoas muito acima da média de sua capacidade; além de iniciativas de estímulo à inovação em Londrina e norte do Paraná para que a cidade desponte ainda mais como polo referência em desenvolvimento científico e tecnológico do país.
Para a deputada Luisa Canziani, o encontro proporciona um entendimento melhor sobre as necessidades de Londrina e sobre os projetos que, enquanto bancada federal e setor produtivo, podem ser viabilizados para a cidade. A deputada também sugeriu que as entidades definam um grande projeto que possa ser encampado através de uma emenda de bancada, pelos cinco deputados federais que representam Londrina e região.
O deputado Filipe Barros disse também acreditar no diálogo entre setor produtivo e poder público para tirar do papel o planejamento que Londrina quer e precisa. Ele também acredita que uma emenda de bancada em conjunto pode trazer grandes benefícios para Londrina e região. “Londrina tem cinco deputados federais, portanto, tem a força necessária para garantir que uma dessas emendas de grande porte, de um grande investimento, seja feito. E aí dependemos do setor produtivo para nos trazer essa demanda”, disse.
O deputado Marco Brasil também acredita no consenso entre as lideranças para o desenvolvimento local. “Precisamos de liderança, gente discutindo, para a política de bons resultados. Temos o compromisso de se unir através de pautas positivas para melhorar a cada dia por Londrina”.
O evento de prestação de contas com deputados de Londrina e região é também um desdobramento da campanha “Juntos por Londrina e Região”, movimento idealizado em 2022 para aumentar a representatividade política local junto ao Estado e à União durante as eleições.
No dia 29 de junho, o evento recebeu os deputados estaduais Cloara Pinheiro, Tercílio Turini e Tiago Amaral. Eles responderam a questões sobre a obra do Contorno Leste, a inclusão de Londrina na Lei Estadual nº 14.895/2005, que concede benefícios fiscais para empresas de matriz tecnológica, e a integração das forças de segurança pública.