As exportações de todas as formas de cafés das quatro regiões produtoras do planeta, México & América Central, América do Sul, África e Ásia & Oceania, no período acumulado de nove meses, especificamente de outubro de 2022 a junho de 2023, atingiram um volume físico total equivalente a 93,51 milhões de sacas de 60kg. Esse desempenho corresponde a uma média mensal de 10,39 milhões de sacas, em nível mundial, e inclui três tipos de cafés: cafés verdes, solúvel e torrado.
Neste mesmo contexto, vale explicitar que tais exportações mundiais dos três tipos de cafés citados, primeiramente dos cafés verdes, somaram 84 milhões de sacas de 60kg, que equivaleram a 89,9% do total exportado no planeta. Da mesma forma, o volume físico das exportações do café solúvel atingiu 8,88 milhões de sacas de 60kg, que equivaleram a 9,5% do total exportado.
E, por fim, concluindo este enfoque do desempenho das exportações globais de café das quatro regiões produtoras mencionadas, no período citado, constata-se que o café torrado teve participação de apenas 0,6% nas exportações, e, assim, somou ao total geral apenas um volume menor que o equivalente a 600 mil sacas de 60kg no acumulado de nove meses.
Cumpre esclarecer e ressaltar que os dados estatísticos do desempenho da cafeicultura em nível mundial, ora em destaque nesta análise e divulgação, têm como base os números constantes do Relatório sobre Mercado de Café – Julho 2023, da Organização Internacional do Café – OIC, documento que se encontra disponível na íntegra no Observatório do Café, do Consórcio Pesquisa Café coordenado pela Embrapa Café.
Merece também enfatizar que a OIC procede aos seus registros oficiais e avaliações do desempenho e da performance da cafeicultura mundial considerando que o ano-cafeeiro compreende o período entre os meses de outubro a setembro, com base nos dados e estatísticas das quatro grandes regiões cafeeiras do planeta agrupadas pela própria Organização, as quais já foram citadas anteriormente nesta divulgação e análise: América do Sul, Ásia & Oceania, América Central & México e África. Daí o fato de esta divulgação, no presente momento, enfocar tais regiões com o período acumulado de nove meses.
Dessa forma, caso seja feita uma análise detalhada e comparativa do desempenho do volume total das exportações de cada uma dessas regiões produtoras do planeta de todas as formas de café, em ordem decrescente, tendo como referência os dados estatísticos do Relatório sobre Mercado de Café – Julho 2023, constata-se que a América do Sul exportou o equivalente a 36,82 milhões de sacas de 60kg, volume que corresponde a 39,38% das vendas em nível mundial, no período de nove meses acumulado em análise.
Na segunda colocação desse ranking se destaca a Ásia & Oceania, cujas exportações de cafés somaram 35,35 milhões de sacas de café de 60kg, e, assim, corresponderam a 37,80% do total geral.
Em terceiro lugar vem a América Central & México, região produtora que exportou 11,87 milhões de sacas (12,70%), e, por último, na quarta colocação, a África que vendeu para os países importadores, no período de outubro de 2022 a junho de 2023, o total de 9,47 milhões de sacas de 60kg, volume físico que representa 10,12%, do total acumulado exportado por essas quatro grandes regiões produtoras em nível mundial no período em foco.
Fonte: Embrapa Café