As dificuldades do setor produtivo junto com as soluções propostas pelo mercado e instituições de pesquisa e academia foram as grandes discussões no 1º. Fórum Regional de Inovação, promovido pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), realizado nesta quarta-feira (13), no Parque Governador Ney Braga, em Londrina (PR), dentro da programação do Agrobit Brasil.
Os dois painéis promovidos - “Demandas locais de modernização, tecnologia e inovação no Agronegócio” e “Ambiente e ofertas de inovação”, mostraram as realidades da região de Londrina. Ao final, os presentes foram convidados a escrever as principais demandas detectadas e também ofertar soluções viáveis para os problemas.
Segundo uma das organizadoras do evento Isabel Regina Flores Carneiro, coordenadora de Inovação e assessora direta do Secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Mapa, a realização do Fórum faz parte de uma grande agenda estratégica que engloba o país todo, regionalizada de acordo com as vocações regionais. “A partir disso, com essas informações, nós vamos instar as indústrias para que elas possam se habilitar a atender essas demandas e, caso isso não seja possível, tentar buscar parceiros internacionais para fazerem essa grande inovação”, disse.
O Agrobit foi idealizado e é realizado e organizado pela Sociedade Rural do Paraná, Sebrae-Londrina, Londrina Convention Bureau e F&B Eventos.