A Sociedade Rural do Paraná realizou a doação de centenas de lonas utilizadas na comunicação visual da ExpoLondrina 2024 para o projeto Criando Arte, do Instituto A.YOSHII. O montante deverá resultar em uma média de 400 bolsas.
Desde 2007, o projeto tem o objetivo de promover o reaproveitamento de materiais por meio de oficinas de artesanato sustentável. Conduzido por diversas mulheres, os resíduos são transformados em produtos de utilidade doméstica e decoração, criando novas possibilidades de renda para as participantes. Inicialmente, apenas os resíduos provenientes da construção civil eram utilizados, mas com o tempo, novos materiais como barricas, pastilhas, jornais e banners foram incorporados no processo criativo, aumentando ainda mais o leque de objetos comercializados pelo grupo.
“O Criando Arte já beneficiou mais de 1.200 mulheres, promovendo cerca de 280 oficinas para ensiná-las a confeccionar peças de artesanato sustentável. Esta iniciativa, que cresceu praticamente junto com o Instituto, segue impactando vidas”, afirma o presidente do Instituto A.Yoshii, Aparecido Siqueira.
O presidente da Sociedade Rural do Paraná, Marcelo Janene El-Kadre, afirma que o objetivo é engajar a entidade cada vez mais em projetos de responsabilidade social e ambiental. "Ficamos extremamente felizes em dar um destino correto a esses materiais e colaborar com uma causa tão nobre, que beneficia não apenas as artesãs, mas toda a comunidade. É do nosso interesse contribuir cada vez mais com ações como esta", destaca.
Só nesta edição da ExpoLondrina, foram coletadas 84,17 toneladas de resíduos de rejeito/orgânico, 11,45 toneladas de resíduos recicláveis e 6,42 toneladas de resíduo de madeira. A destinação correta dos resíduos foi realizada em conjunto com a Kurica Ambiental e CS Ambiental.