Londrina Matsuri 2022 movimentou mais de dois milhões de reais

Imagem da Notícia

A 18ª edição do Londrina Matsuri (LM) chegou ao fim no último domingo (11) levando um público de mais de 25 mil pessoas ao Parque Governador Ney Braga. Realizado entre 9 e 11 de setembro, o evento foi uma verdadeira vitrine da cultura oriental, com três dias de muita música, dança, arte, diversão, tecnologia, encontros e gastronomia.

O Londrina Matsuri 2022 teve uma movimentação econômica de dois milhões e meio de reais, gerando mais de 700 empregos diretos, sendo que toda a infraestrutura para a realização do evento, com contratações, locações, montagem, entre outros girou em torno de R$ 350 mil reais. O evento reuniu cerca de 2.500 voluntários contabilizando equipes de trabalho, grupos artísticos, entidades, entre outros. O LM, distribuído em uma área de 30 mil metros quadrados no Ney Braga, comercializou em tempo recorde 150 espaços.

“Desde a última edição do Londrina Matsuri, em setembro de 2019, são quase três anos sem evento, então a expectativa era grande por parte do nosso público para esse reencontro. As famílias vieram em peso e puderam passear e se divertir com toda segurança no Ney Braga. O Londrina Matsuri foi um sucesso, algo que nos proporcionou muita satisfação, em realizar uma linda festa, e ter podido gerar oportunidades de negócios. A pandemia obrigou muita gente a se reinventar e o nosso evento trouxe muitos desses empreendedores, que puderam comercializar os seus produtos", ressaltou Luiz Shiroma, um dos coordenadores e organizadores do evento.

Um pedacinho do Japão

O Grupo Sansey, entidade cultural e beneficente sem fins lucrativos, é o promotor do Londrina Matsuri. A cerimônia oficial de abertura ocorreu no sábado à noite (10), no palco Sakura e contou com a presença do Cônsul Geral do Japão em Curitiba, Keiji Hamada; do prefeito de Londrina, Marcelo Belinati; do presidente da Câmara, vereador Jairo Tamura; do padre Emanuel José de Paula, da Paróquia Pessoal Nipo-brasileira; do presidente da Sociedade Rural do Paraná, Marcelo Janene El Kadre, além de outras autoridades, parceiros do evento, patrocinadores e entidades.

O presidente da Sociedade Rural do Paraná, Marcelo Janene El Kadre, ressaltou a importância da comunicade japonesa para a cultura e o desenvolvimento de Londrina. "A Sociedade Rural do Paraná se orgulha por receber em sua casa, mais uma vez, este grande evento que consegue reunir de forma tão viva todas as tradições da cultura japonesa. Sabemos da importância do povo nipônico para Londrina e para a nossa região. A cultura e a sabedoria milenar japonesa foram essenciais para que o Paraná se tornasse a potência que é hoje, principalmente no setor agrícola. E são manifestações como essas que nos permitem apreciar a riqueza e a relação com a comunidade nipo-brasileira, que está presente há mais de cem anos em nosso País. Temos um pedaço do Japão em Londrina. E nos últimos dias, tivemos um pedaço do Japão dentro do Parque Governador Ney Braga", disse.

A presidente do Grupo Sansey, Mity Shiroma em seu discurso de boas vindas disse que o Londrina Matsuri integra as culturas, une gerações e oferece a comunidade nipo-brasileira a experiência de se vivenciar um pouco da cultura dos pais, avós e imigrantes. O Cônsul Geral do Japão, Hamada comentou sobre as parcerias entre a prefeitura de Londrina e o Japão, sobre a força e a importância que os eventos e exposições da cultura japonesa representam no norte do Estado e a gratidão pelos 114 anos da imigração. 

A presença de jovens apreciadores da cultura pop oriental no Londrina Matsuri vem ganhando corpo nos últimos anos e nesta edição foi grande a participação. Os espaços voltados a este segmento e a tecnologia - Animeland; Matsuri Game e Nikkei Deai; espaço Sekai no Pop - tornaram-se ponto de encontro dessa moçada, que se reuniu para jogar, dançar, cantar, brincar e discutir assuntos do dia-a-dia e da tradicional cultura oriental. Destaque para os dois shows do beatboxer e multivocalista, Reatmo – atração internacional - no palco Sakura, no sábado (10) e domingo (11) à noite.

O Londrina Matsuri contou com mais de 50 atrações culturais, apresentando um “pedacinho do Japão”. O público pode usufruir de uma praça gastronômica diversificada, espaço para pets, apresentações de grupos locais e regionais das artes orientais, oficinas, workshops, feiras e exposições. Instituições de pesquisa e ensino e o voluntariado também se fizeram presentes com atividades educativas e beneficentes, um dos propósitos do evento: Grupo Sansey, Paróquia Pessoal Nipo-Brasileira, Economia Solidária, Grupos da juventude, IDR –PR / Feira do morango e pitaya, entre outros.

Concurso Ambiental

Já é tradição a organização do Londrina Matsuri, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, incentivar a participação de estudantes das escolas municipais de Londrina em concurso com tema voltado às melhores práticas ambientais.

No final do último dia do evento, foi realizada a premiação dos finalistas do 11º Concurso Meio Ambiente - Melhores Práticas. O 1º lugar foi para a E.M. Maestro Roberto Pereira Panico (projeto “Gerar-ação para o Meio Ambiente. Reaproveitamento de Resíduos Orgânicos por meio da Compostagem”), o 2º lugar para CMEI Clélia Regina G. de Almeida Zotelli (projeto “Horta Escolar – Semeando Sustentabilidade”) e na 3ª posição ficou a E.M. Hélvio Esteves (projeto “Horta Sustentável”).

As escolas participaram também da 13ª Mostra do Meio Ambiente- Melhores Práticas expondo os trabalhos em espaço durante o Londrina Matsuri. Foram destaques: em Consciência Ambiental a Sala de Recursos para Altas Habilidades, projeto “Todos Contra o Lixo” e em Harmonização de Ambiente Escolar, a  E.M. Anita Garibaldi, projeto “Lixo que Encanta”.

Fonte: Assessoria Alea/Doc

Fotos: Giuliano Garcia

Seja sócio!