A governança do agronegócio, a Agro Valley, fez o anúncio da mudança de coordenação. Os próximos quatros anos estarão sob a coordenação de Daiana Bisognin e Renan Salvador. O anúncio foi feito na tarde de sexta-feira (08/04) durante a reunião das 10 governanças de Londrina, no pavilhão Smart Agro na ExpoLondrina.
Formada por 30 membros, entre instituições de pesquisa, universidades, startups, empresas privadas, incubadoras e poder público, a Agro Valley foi criada em 2018 e tem como objetivo promover a inovação por meio da gestão estratégica do ecossistema.
George Hiraiwa foi o coordenador desde o momento da criação da governança, há quatro anos. “Foi um período de aprendizado para todo mundo, a gente não sabia o que era um ecossistema, e que depois evoluiu para uma governança. Os primeiros anos foram mais para a gente se conhecer, criar um ambiente de confiança mútua para depois começar a andar e focar em projetos e estratégias”, analisa George.
Nestes quatros anos de governança, foi dada continuidade aos Hackathons dirigido ao agronegócio, iniciados em 2016 pela Sociedade Rural do Paraná; em 2018, realizado a primeira edição do Agrobit; em 2020 foi instalado o Parque Tecnológico SRP Valley no Parque Ney Braga, onde está a sede do hub Cocriagro, inaugurada na abertura da ExpoLondrina 2022 (1 de abril). A governança também lançou, durante a ExpoLondrina, o projeto de desenvolvimento do Polo de Inovação Agropecuária do Londrina, focado em foodtech. Essas foram algumas das ações coordenadas pela governança da Agro Valley.
Daiana Bisognin, proprietária da FB Group, assume a governança para os próximos quatro anos e vê o futuro da instituição com otimismo. “A Agro Valley evoluiu muito nestes 4 anos. Tudo isso foi feito na gestão do George Hiraiwa, que foi um grande líder. Ele conseguiu conectar todos estes setores para que tudo isso acontecesse”, comenta. Ela destaca a novidade lançada na Exposição de Londrina - o projeto do Polo Tecnológico focado em foodtech, já que até então a governança trabalhava até o agro. “Agora nós trabalhamos uma cadeia produtiva maior, envolvendo todo o processo da fazenda até a mesa do consumidor. Vamos trazer mais setores para a governança, a agroindústria e outros membros que não faziam parte, inclusive toda essa parte de rastreabilidade, toda a questão de inovação para o alimento, vai ser inserida dentro da nossa governança do agro”.
Renan Salvador, CEO da Trace Pack, estará junto com Daiana na coordenação da Agro Valley e fala sobre o futuro da entidade. “O George Hiraiwa e o Luiz Volso traçaram todo este caminho e hoje a gente dá continuidade com uma responsabilidade imensa de continuar esse trabalho. Nós temos este objetivo de sermos referência, tornando Londrina a capital de inovação do agronegócio no Brasil”.
George Hiraiwa, fala sobre a transição.“É uma passagem tranquila, saímos eu e o Luiz, e entram a Daiana e o Renan que são pessoas extremamente capacitadas. A Agro Valley é uma entidade com muita confiança, sempre ajudando a trazer as novidades do mundo da inovação. Vamos contribuir sempre olhando para a necessidade do produtor. Isso é o fundamental para nós”, analisa.