O 3º. Conexão Agro - Agricultura Sintrópica, que trará a Londrina o suíço Ernst Götsch para palestra e curso sobre sistema agroflorestal em larga escala, de 28 a 30 de novembro, está atraindo participantes de vários estados, entre eles Maranhão, Rio de Janeiro, Mato Grosso, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Criador da agricultura sintrópica, Ernst é referência internacional e estará pela primeira vez em Londrina e região.
Promovido pelo portal de notícias londrinense Conexão Agro, o evento inclui na programação palestra, no dia 28, às 14 horas, no Recinto Milton Alcover, Parque Governador Ney Braga, em Londrina. Nos dois dias seguintes, 29 e 30, Ernest ministrará o curso teórico e prático “Agricultura Sintrópica e Sistema Agroflorestal”, na Terra Planta Orgânicos - Fazenda Santa Rosa, em Sabáudia (PR). As inscrições para o curso se esgotaram, mas há vagas para a palestra. As inscrições podem ser feitas na plataforma sympla.com.br.
Formado por um público diversificado, os inscritos no evento são produtores rurais, agrônomos, pesquisadores, estudantes, agentes de políticas públicas e outros profissionais das cadeias produtivas agrícolas e pecuárias.
O agricultor Luís Fernando Moraes Novaes é um dos participantes que vai viajar mais de 600 quilômetros para participar da palestra e do curso com Ernst Götsch. Ele vem do Mato Grosso do Sul, onde possui duas propriedades com 300 hectares cada, na região de Maracaju e Niaque.
Novaes já cultiva agricultura orgânica com certificação e está iniciando a pecuária de cerrado, que pretende obter certificado de orgânica. “Sempre assisti aos vídeos do Ernst sobre agricultura sintrópica e vejo várias possibilidades de implantação nas minhas áreas. Este ano, vou fazer um modelo pequeno para ter contato em 1 hectare. O que está me interessando neste curso é a possibilidade de adquirir embasamento para um salto para a agricultura sintrópica em larga escala. Acredito que o Ernst trará bastante novidade em relação ao desenvolvimento da mecanização para o sistema”, afirma Novaes.
O agricultor ressalta que novas tecnologias são importantes para a difusão da agricultura sintrópica entre os produtores.“Acho que investir em agrofloresta e agricultura sintrópica é uma forma de ir para a prática do que considero uma agricultura mais diversificada biologicamente, mais sustentável, como diz uma frase do próprio Ernst: ‘água se planta’. Mantendo o solo com mais saúde, vamos fazer com que a terra produza mais saúde e o sistema se torne mais sustentável de fato”, explica o agricultor.
Entre os participantes está também o representante de uma organização humanitária de assistência a refugiados de Maringá. Gabriel Prado é fundador da Associação Cristã Abuna, que tem parcerias com organismos internacionais. A entidade acolhe imigrantes em situação de risco e pretende oferecer capacitação em agricultura sintrópica aos acolhidos.
A entidade recebeu uma área recentemente, onde pretende trabalhar com agricultura regenerativa. “Teremos um espaço reservado para a agrofloresta. A ideia é que tudo o que for produzido servirá para manter o projeto, desde alimentação da nossa equipe e dos acolhidos e geração de renda para eles”, prevê Prado, que fará o curso para repassar as técnicas aos imigrantes que trabalham na área do agro.
Conexão Agro - O site de notícias Conexão Agro, especializado em jornalismo agropecuário, já trouxe a Londrina o fundador do Horus Aeronaves, Fabrício Hertz, de Florianópolis (SC), uma das principais startups do segmento do agronegócio no Brasil; e o professor associado da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), Paulo César Sentelhas, foi o convidado para falar sobre os impactos das mudanças climáticas, na ExpoLondrina 2019.
O 3º Conexão Agro tem apoios da Terra Planta Orgânicos, Movimento de Agroflorestores de Inclusão Sintrópica (MAIS), Sociedade Rural do Paraná (SRP), EM.1, Sindicato Rural Patronal de Londrina e Sistema FAEP/SENAR.
SERVIÇO:
3º Conexão Agro - Agricultura Sintrópica – com pesquisador e agricultor Ernst Götsch
Palestra: "Agricultura Sintrópica e Sistema Agroflorestal para produção em larga escala"
Quando: 28 de novembro
Horário: 14h às 18h
Onde: Recinto Milton Alcover, Sociedade Rural do Paraná (Avenida Tiradentes, Parque Governador Ney Braga, Londrina/PR)
Investimento: R$ 80
Inscrições: Sympla (https://www.sympla.com.br/3-conexao-agro---agricultura-sintropica__648036)
Curso: Agricultura Sintrópica e Sistema Agroflorestal
Quando: 29 e 30 de Novembro
Horário: 7h às 18h
Onde: Terra Planta Orgânicos – Fazenda Santa Rosa (PR 218, Km 233 – Sabáudia/PR)
Inscrições: esgotadas
Mais informações: Liberaci Pascuetto (43) 99972-6897, Francismar Lemes (43) 99106-0201 e Vera Barão (43) 99989-1968