Palestra e curso com Ernst Götsch

Criador da agricultura sintrópica é referência internacional e estará pela primeira vez em Londrina

Palestra e curso com Ernst Götsch

O 3º. Conexão Agro - Agricultura Sintrópica, que trará a Londrina o suíço Ernst Götsch para palestra e curso sobre sistema agroflorestal em larga escala, de 28 a 30 de novembro, está atraindo participantes de vários estados, entre eles Maranhão, Rio de Janeiro, Mato Grosso, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Criador da agricultura sintrópica, Ernst é referência internacional e estará pela primeira vez em Londrina e região.

Promovido pelo portal de notícias londrinense Conexão Agro, o evento inclui na programação palestra, no dia 28,  às 14 horas, no Recinto Milton Alcover, Parque Governador Ney Braga, em Londrina. Nos dois dias seguintes, 29 e 30, Ernest ministrará o curso teórico e prático “Agricultura Sintrópica e Sistema Agroflorestal”, na Terra Planta Orgânicos - Fazenda Santa Rosa, em Sabáudia (PR). As inscrições para o curso se esgotaram, mas há vagas para a palestra. As inscrições podem ser feitas na plataforma sympla.com.br.

Formado por um público diversificado, os inscritos no evento são produtores rurais, agrônomos, pesquisadores, estudantes, agentes de políticas públicas e outros profissionais das cadeias produtivas agrícolas e pecuárias.

O agricultor Luís Fernando Moraes Novaes é um dos participantes que vai viajar mais de 600 quilômetros para participar da palestra e do curso com Ernst Götsch. Ele vem do Mato Grosso do Sul, onde possui duas propriedades com 300 hectares cada, na região de Maracaju e Niaque.

Novaes já cultiva agricultura orgânica com certificação e está iniciando a pecuária de cerrado, que pretende obter certificado de orgânica. “Sempre assisti aos vídeos do Ernst sobre agricultura sintrópica e vejo várias possibilidades de implantação nas minhas áreas. Este ano, vou fazer um modelo pequeno para ter contato em 1 hectare. O que está me interessando neste curso é a possibilidade de adquirir embasamento para um salto para a agricultura sintrópica em larga escala. Acredito que o Ernst trará bastante novidade em relação ao desenvolvimento da mecanização para o sistema”, afirma Novaes.

O agricultor ressalta que novas tecnologias são importantes para a difusão da agricultura sintrópica entre os produtores.“Acho que investir em agrofloresta e agricultura sintrópica é uma forma de ir para a prática do que considero uma agricultura mais diversificada biologicamente, mais sustentável, como diz uma frase do próprio Ernst: ‘água se planta’. Mantendo o solo com mais saúde, vamos fazer com que a terra produza mais saúde e o sistema se torne mais sustentável de fato”, explica o agricultor.

Entre os participantes está também o representante de uma organização humanitária de assistência a refugiados de Maringá. Gabriel Prado é fundador da Associação Cristã Abuna, que tem parcerias com organismos internacionais. A entidade acolhe imigrantes em situação de risco e  pretende oferecer capacitação em agricultura sintrópica aos acolhidos.

A entidade recebeu uma área recentemente, onde pretende trabalhar com agricultura regenerativa. “Teremos um espaço reservado para a agrofloresta. A ideia é que tudo o que for produzido servirá para manter o projeto, desde alimentação da nossa equipe e dos acolhidos e  geração de renda para eles”, prevê Prado, que fará o curso para repassar as técnicas aos imigrantes que trabalham na área do agro.

Conexão Agro - O site de notícias Conexão Agro, especializado em jornalismo agropecuário, já  trouxe a Londrina o fundador do Horus Aeronaves, Fabrício Hertz, de Florianópolis (SC),  uma das principais startups do segmento do agronegócio no Brasil; e o professor associado da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), Paulo César Sentelhas,  foi o convidado para falar sobre os impactos das mudanças climáticas, na ExpoLondrina 2019.

O 3º Conexão Agro tem apoios da Terra Planta Orgânicos, Movimento de Agroflorestores de Inclusão Sintrópica (MAIS), Sociedade Rural do Paraná (SRP), EM.1, Sindicato Rural Patronal de Londrina e Sistema FAEP/SENAR.

SERVIÇO:

3º Conexão Agro - Agricultura Sintrópica – com pesquisador e agricultor Ernst Götsch

Palestra:  "Agricultura Sintrópica e Sistema Agroflorestal para produção em larga escala"

Quando: 28 de novembro

Horário: 14h às 18h

Onde: Recinto Milton Alcover, Sociedade Rural do Paraná (Avenida Tiradentes, Parque Governador Ney Braga, Londrina/PR)

Investimento: R$ 80

Inscrições: Sympla (https://www.sympla.com.br/3-conexao-agro---agricultura-sintropica__648036)

 

Curso: Agricultura Sintrópica e Sistema Agroflorestal

Quando: 29 e 30 de Novembro

Horário: 7h às 18h

Onde: Terra Planta Orgânicos – Fazenda Santa Rosa (PR 218, Km 233 – Sabáudia/PR)

Inscrições: esgotadas

 

Mais informações:  Liberaci Pascuetto (43) 99972-6897,  Francismar Lemes (43) 99106-0201 e Vera Barão (43) 99989-1968