Parque Ney Braga recebe 18ª edição do Londrina Matsuri

Imagem da Notícia

O Londrina Matsuri (LM), em sua 18ª edição, abre nesta sexta-feira (9), em uma área de 30 mil metros quadrados, no Parque de Exposições Ney Braga. O evento, que comemora a chegada da Primavera, terá três dias de muita atividade, indo até o domingo (11). A abertura oficial está programada para o sábado, às 19h, no palco Sakura.


O Grupo Sansey, entidade cultural e beneficente sem fins lucrativos, promove o evento, que objetiva preservar, difundir e integrar a cultura oriental entre os brasileiros. Segundo os organizadores do LM, a expectativa de público nestes três dias é de 25 mil pessoas.

"Sabemos da importância da cultura japonesa e tudo o que ela agrega para a nossa cidade. A Sociedade Rural do Parané se orgulha por receber em sua casa, mais uma vez, este grande evento que consegue reunir de forma tão viva todas as tradições do povo nipônico", ressalta o presidente da SRP, Marcelo Janene El Kadre. 


No primeiro dia do evento, é tradição, a presença dos estudantes das diversas escolas municipais e também de grupos de idosos de centros de convivência e entidades com atividades voltadas para este público. Há quase 12 anos, o Matsuri premia as escolas municipais, em concurso que incentiva a divulgação das melhores práticas ambientais, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.


Mais de 50 atrações culturais

Em sua trajetória de 18 edições, a programação do Londrina Matsuri foi se ampliando e diversificando com mais de 50 atrações culturais, apresentando um “pedacinho do Japão” com o tradicional e o pop japonês, muita música, dança, oficinas, gastronomia e tecnologia. Praticamente, a cada meia hora uma nova atração é iniciada nos espaços abertos e palcos Sakura e Himawari.

No sábado às 20h30 e no domingo às 20h, se apresenta no palco Sakura a atração internacional do Japão, o multivocalista Reatmo - premiado no Beatbox Battle Championchip, em Boston (EUA) - uma versão evoluída de "human beatboxer" que faz pleno uso de equipamentos eletrônicos em suas apresentações, adicionando sua voz e técnicas de beatbox nas músicas.


A tradição vem com o Festival Bon Odori (dança interativa folclórica), com entidades convidadas do Paraná. A programação traz também shows, canto, apresentação de artes marciais (Kung-fu, Aikidô), concurso de cosplay, apresentações de grupos de taikos (tambores japoneses), de Matsuri Dance (dança desenvolvida pelo grupo Sansey desde o primeiro Matsuri), Yosakoi Soran (dança que homenageia os pescadores do norte do Japão).

Nikkei Deai e cultura Pop

O evento Nikkei Deai - Oportunidades, Experiências e Valores -, terá sua segunda edição, com oportunidade aos jovens de compartilhamento de experiências, conhecimentos, debates e o desafio de manter os valores e tradições orientais. Uma programação extensa, para quem curte o Pop oriental inicia já na sexta-feira, a partir das 18h, com Batalha Geek, KPop, entre outros. As oficinas gratuitas e workshops serão realizados durante os três dias do evento, com inscrições no local, sendo ofertados origami, taiko, shodô (caligrafia japonesa) e até defesa pessoal feminina.

Feiras e tecnologia

A feira itinerante Londrina Criativa, com seus 19 empreendedores, também participará desta edição do LM com produtos artesanais variados. Na programação ainda estão no sábado, a partir das 13h, um encontro de Harley Davidson (HOG Red Wheel Londrina); a 3ª Feira do Morango e Pitaya com apoio IDR Paraná; a 11ª Feira da Rosa do Deserto; a 6ª Feira de Tecnologia, uma realização em parceria com o SESI/SENAI/FIEP e o Matsuri Game, espaço tecnológico voltado para os games, com interação do público.

Serviço:
Londrina Matsuri
Quando: de 09 a 11 de setembro.
Onde: Parque de Exposições Ney Braga/Av. Tiradentes, 6275-Londrina.
Horário: das 10h às 23h.
Ingressos: R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia entrada).


Com Assessoria de Imprensa/Alea Comunicação

Seja sócio!