Parque Ney Braga recebe Campeonato Paranaense de Ranch Sorting nesta sexta (10) e sábado (11)

Imagem da Notícia

O Parque Ney Braga recebe nesta sexta-feira (10) e sábado (11) a terceira etapa do 7º Campeonato Paranaense de Ranch Sorting, promovido pela Associação Paranaense de Ranch Sorting (APRS).

Na sexta-feira as atividades começam a partir das 10 horas, na Pista Coberta de Atividades Equestres Família Romanelli, com a modalidade Tira Boi, e seguem por todo o dia. No sábado, a partir das 9 horas, tem início as Oficiais da ABQM (Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha).

O Ranch Sorting ou “escolha do gado” consiste em dois cavaleiros transferirem gados numerados de forma ordenada, de um curral para o outro, numa sequência determinada pelo sorteio do juiz. Vence a dupla de cavaleiros que realizar em menor tempo. Entre as duas modalidades, está prevista a participação de mais de 300 competidores e cerca de 200 cavalos da raça Quarto de Milha.

“Por ser considerado um esporte que promove a inclusão, cada vez mais públicos de todas as idades têm escolhido o Ranch Sorting como mais uma alternativa para melhorar a qualidade de vida. Crianças a partir de cinco anos e idosos de todas as idades, por exemplo, podem praticar o Ranch Sorting. É um esporte agradável que trabalha, inclusive, de forma lúdica, o intelecto e o emocional de crianças e adultos”, explica Marcelo Katakura, engenheiro agrônomo e diretor-secretário da APRS.

Todas as regras de segurança sanitária e bem-estar animal recebem atenção dos organizadores do evento.

“Essa é uma modalidade que vem crescendo expressivamente dentro da Sociedade Rural do Paraná e pode ser praticada por toda a família. Temos treinos de Ranch Sorting que acontecem três vezes por semana, dentro do Parque Ney Braga, e receber este campeonato é muito gratificante para nós, que viemos incentivando a modalidade através do Centro de Treinamento Equestre Wilson de Oliveira”, ressalta a diretora de Atividades Equestres da SRP, Roberta Garbelini Gomes, que também chama a atenção para pontos cruciais sobre o esporte. “Para termos o crescimento de uma modalidade e de seus competidores é preciso se adequar a pontos importantes como ter uma estrutura física adequada para receber os cavalos e os cavaleiros, proporcionando bem-estar para todos, apresentar um bom treinador e promover capacitações para que praticantes e treinadores mantenham-se sempre atualizados”.

Seja sócio!