Iniciada em março, a ação ocorre três vezes por semana e busca colaboradores para ampliar o atendimento
O Centro Hípico Impacto-SRP, sediado no Parque Ney Braga Eventos, desenvolve um projeto social que atende crianças em situação de vulnerabilidade acolhidas por abrigos de Londrina. A iniciativa oferece, gratuitamente, aulas de equitação com acompanhamento psicológico que proporcionam um ambiente acolhedor e desenvolvimento emocional.
A proposta surgiu como contrapartida de um projeto de incentivo ao esporte de alto rendimento e conta com recursos provenientes de renúncia fiscal via imposto de renda. Neste modelo, as empresas e pessoas físicas podem destinar parte dos tributos, sem custo adicional. A Impacto - SRP é a responsável por toda a estrutura da ação, que conta com a parceria da PUC-PR, por meio de estagiários do curso de Psicologia e atende instituições como os abrigos Nuselon (Núcleo Social Evangélico de Londrina) e o Ministério de Missões e Adoração (MMA).
Mais que montar a cavalo, o projeto visa promover vínculos afetivos, autoestima e autonomia. “A criança se sente no controle, se sente capaz. Para muitas delas, o cavalo se torna um verdadeiro confidente”, relata Danton Dequech, diretor de Atividades Equestres da Sociedade Rural do Paraná e responsável pelo projeto.
Em formato piloto, a iniciativa começou em março de 2024 e já apresenta resultados concretos. “Essas crianças que tinham histórico de violência, brigavam entre si e eram extremamente agressivas. Com o acompanhamento, em um mês já vimos evolução no comportamento delas. Hoje, todos estão muito mais cooperativos entre si, mais alegres, mais felizes e pertencentes”, afirma Bruna Singer, estudante de psicologia que participa da ação.
Atualmente, o projeto já comporta o acompanhamento de 20 crianças por semana, com plano de expansão para atender 200 crianças em 24 meses. As assistências são realizadas três vezes por semana, com todo o suporte técnico, veterinário e humano necessário.
Fotos:Divulgação SRP