Reunião Pública na CML debate fusão do IAPAR

Deputados estaduais, autoridades, lideranças, pesquisadores e comunidade manifestaram apoio ao IAPAR e repúdio ao PL 594/19 do Governo

Reunião Pública na CML debate fusão do IAPAR Antonio Sampaio fala na reunião pública na CML / Fernando Cremonez

O plenário da Câmara Municipal de Londrina lotou nesta sexta-feira (30) de manhã, na reunião pública, que debateu a fusão entre o IAPAR, a Emater, Codapar e CPRA. O vereador Felipe Prochet abriu o evento lendo o Manifesto da sociedade civil organizada, capitaneado pela Sociedade Rural do Paraná (SRP) e assinado por mais 25 entidades. O manifesto apoia a pesquisa do IAPAR e é contra o PL 594/19, do Governo do Estado, que agrupa os quatro órgãos em um só.

O presidente da SRP, Antônio Sampaio em sua fala deixou claro que a fusão não é a solução para o IAPAR, que prejudicará a pesquisa tão necessária ao agropecuarista. Disse também que ninguém é contra o enxugamento da máquina pública, mas que este procedimento pode ser feito sem o desmonte da estrutura existente, o que pode aumentar custos e não diminuí-los.

Os participantes da bancada e integrantes da plenária da reunião pública questionaram a não clareza, a omissão de procedimentos, de resultados e a fundamentação dos artigos do Projeto de Lei. Questionaram principalmente que o PL não teve como base um estudo aprofundado e em momento algum ouviu a sociedade civil, as cooperativas, a comunidade científica.

Como resultado, na reunião pública os deputados estaduais se comprometeram a gestionar com o governador um estudo mais aprofundado do projeto e a realização de uma audiência pública sobre o assunto na ALEP. As lideranças regionais buscarão apoio das forças políticas e prefeitos da região e o Manifesto das Entidades será apresentado ao plenário da Câmara Municipal de Londrina para que os vereadores deliberem apoio ao movimento.

Solicitada pela Associação dos Funcionários do IAPAR (AFI), com o apoio da CML, a reunião contou com a participação dos Deputados Estaduais, Tercílio Turini (PPS), Requião Filho (MDB), Boca Aberta Junior (PRTB) e Tiago Amaral (PSB). Participaram também da bancada os vereadores, Felipe Prochet (PSD) e Emanoel Gomes (PRB), o ex-Deputado Federal Alex Canziani, o presidente da SRP Antônio Sampaio, o presidente da ACIL Fernando Moraes, o presidente do Núcleo de Sindicatos Rurais Patronais do Norte do Paraná, Narciso Piscinatti, o reitor da UEL Sérgio Carvalhoe o ex-presidente do IAPAR, Florindo Dalberto.  

Acesse o link e leia o manifesto :  https://srp.com.br/uploads/files/2019/08/iapar-um-patrimonio-dos-paranaenses.pdf

Reunião Pública na CML debate fusão do IAPAR

Reunião Pública na CML debate fusão do IAPAR