Smart Farm colhe números surpreendentes com inovações na produção de alimentos

Imagem da Notícia

 


O Dia de Campo da Smart Farm 2025, promovido pelo Cocriagro e UniFil, vai apresentar, na prática, soluções inovadoras de startups para o agronegócio. O resultado já surpreende com aumento da produtividade e da qualidade dos alimentos cultivados e colhidos no Campus Palhano da universidade. Produtores, pesquisadores, profissionais do setor agrícola, professores, estudantes e comunidade podem conhecer melhor as tecnologias nos dias 7 e 8 (sexta-feira e sábado), com acesso gratuito.

As tecnologias aplicadas nos canteiros de olericultura têm mostrado resultados consistentes e superiores aos observados em cultivos tradicionais. Em apenas 50 dias foram colhidos 249,33 kg de abobrinha; em 61 dias o tomate grape alcançou 69,67 kg; e o tomate Da Vinci (de mesa), 139,84 kg - totalizando 450 kg de alimentos frescos, parte já destinada à Guarda Mirim de Londrina e o restante ao Hospital do Câncer.

Além dessas colheitas, os protocolos experimentais também confirmam os ganhos obtidos. No cultivo de berinjela, o uso de tubetes biodegradáveis proporcionou plantas 22,5% mais altas e com folhas 25,2% mais largas do que o tratamento convencional. Na cultura do pimentão vermelho, o tratamento 4 apresentou o melhor desenvolvimento foliar, com resultados 21,5% superiores à testemunha. Já no tomate, o tratamento Raizem 10 (T3) alcançou folhas 1,4% maiores que a testemunha e 14,4% superiores ao tratamento com Raizem 20. Os resultados foram obtidos pela plataforma Syslaudo.


VITRINE TECNOLÓGICA - A Smart Farm nasceu com o propósito de ser uma vitrine tecnológica do agronegócio, conectando startups, universidades e produtores rurais. Sete projetos foram selecionados. “O Dia de Campo mostra um espaço vivo de experimentação, onde as tecnologias são aplicadas em áreas cultivadas e avaliadas em tempo real, com resultados concretos para o produtor. A iniciativa se consolida como uma das poucas ações no país voltadas especificamente à agricultura familiar dentro do ambiente da inovação agro. Essa proposta tem atraído o interesse de startups e instituições de diversas cidades do Brasil, que veem na Smart Farm uma vitrine de soluções e um ponto de conexão com o futuro do agronegócio”, destaca Tatiana Fiuza, diretora de inovação da Sociedade Rural do Paraná.

“O Dia de Campo Smart Farm fortalece a UniFil com ambiente de inovação e mostra a capacidade de alunos e professores de Agronomia em assimilar, executar tecnologias e ampliar as perspectivas de produção e renda no campo. A preparação dos canteiros e todo o manejo das culturas foram desenvolvidos no Campus Palhano com participação direta da equipe do curso. A parceria universidade e mercado, bastante presente nas ações da graduação, abre mais oportunidades e confirma o prestígio da Agronomia da UniFil como uma das melhores do Brasil. Esse evento projeta Londrina com ações que podem ser aplicadas em lavouras de todo o Brasil" - afirma o professor doutor Fábio Suano de Souza, coordenador do curso.

Os visitantes serão divididos em grupos identificados por cores, para circular pelas estações de cada cultivo: tomate, alface, feijão, berinjela, pimentão e pepino. Um sinal sonoro marcará a troca de estação, garantindo que todos possam conhecer, de forma organizada, as diferentes tecnologias em demonstração.

STARTUPS - Entre as soluções estão: o produto orgânico Kaizêm, da Solusolo, que revitaliza solos degradados e melhora a nutrição das plantas de tomate; o bioinsumo da Remush, que potencializa o crescimento vegetal e ajuda na retenção de umidade do solo, aplicado na cultura do feijão; os recipientes biodegradáveis da Tubera, que se decompõem no solo e liberam nutrientes para as mudas de berinjela; e o nanofertilizante da Nanotech Agro, feito a partir de carbono e sílica, que promove crescimento mais vigoroso e resistência natural das plantas de alface. Além disso, o software Syslaudo será utilizado em todas as culturas desta edição, oferecendo uma gestão de dados e análises técnicas em tempo real. A QBN Tecnologia participa com um fertilizante mineral misto de nutrição foliar, que auxilia no desenvolvimento e no aumento da produtividade das plantas. Já a CarbonNova oferece um estimulante vegetal à base de nanopartículas, produzido a partir de resíduos da agroindústria, promovendo inovação sustentável no manejo agrícola.

A Smart Farm é uma realização do Cocriagro (hub de inovação da SRP) e da UniFil com patrocínio do Sicoob, aporte financeiro da Fundação Araucária e do Governo do Estado, e apoio institucional do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná. As atividades serão das 8 às 12 horas.

Dia de Campo
Data: 7 e 8 de novembro
Local: UniFil - Campus Palhano - Rodovia Mabio Palhano, 3.000
Horário: Das 8h às 12h.

Seja sócio!