O presidente da Sociedade Rural do Paraná, Marcelo Janene El-Kadre, e a diretora de Atividades Equestres, Roberta Garbelini Gomes, reuniram-se no último dia 13 com o prefeito de Londrina em exercício, João Mendonça, e representantes do IDR-PR, Adapar e SEAB, para propor soluções para que a cidade passe a contar com o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf/PR), que autoriza e certifica agroindústrias a venderem produtos para todo o Estado, desde que cumpram normas higiênico-sanitárias.
O Susaf-PR foi criado por lei em 2013, mas regulamentado apenas em 2020 e mais de 20 municípios do Paraná já contam com a habilitação.
O programa é destinado especialmente à agroindústria familiar e às de pequeno porte. A exigência é que ela esteja registrada no Sistema de Inspeção Municipal (SIM). Antes, para romper as divisas municipais, havia necessidade de registro no Serviço de Inspeção Estadual (SIP-Dipoa). O Susaf compreende um conjunto de ações de inspeção sanitária e de fiscalização que poderá ser feito pelo município ou por um consórcio de municípios. O sistema é gerido por um conselho gestor e por uma câmara técnica.