Nesta segunda-feira (13), o presidente da Sociedade Rural do Paraná, Marcelo Janene El-Kadre, participou da reunião de criação do CONSEG Rural, o 1º Conselho Comunitário de Segurança Rural do Estado do Paraná.
Realizado na Empresa Toyo Sen I do Brasil, o encontro reuniu membros da Polícia Militar, Guarda Municipal, Polícia Civil, produtores e moradores da área rural, além de representantes de cooperativas da região, para aproximar a comunidade rural das autoridades policiais e viabilizar a criação do grupo, que prevê um reforço no policiamento para atender necessidades de segurança pública na zona rural.
“Trata-se de uma iniciativa que transcende a patrulha rural, evoluindo para uma perspectiva de ação participativa entre comunidade e as autoridades policiais. O objetivo é organizar medidas em conjunto, para que haja um maior desenvolvimento amparado nos princípios de segurança pública na região”, explica o Major Villa, comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar de Londrina.
Além do Estatuto regulamentado pela Secretaria do Estado de Segurança Pública, o Conselho segue critérios técnicos apontados pelos membros natos, que são as autoridades policiais, para que ações sejam implementadas e o policiamento se torne cada vez mais eficiente.
O presidente da SRP afirma que a criação do CONSEG Rural é uma medida de extrema importância e uma reinvindicação antiga. “O alinhamento contínuo entre a comunidade e forças policiais contribuirá para traçar caminhos que reflitam na efetividade da segurança e na qualidade de vida na área rural da região, buscando soluções para problemas comuns”, destaca Marcelo Janene El-Kadre.
O Conselho prevê a elaboração de estratégias de monitoramento, sistemas de segurança e criação de dispositivos que aproximem a polícia da comunidade.
O empresário e agricultor Paulo Hara foi o escolhido para assumir, inicialmente, a presidência do Conselho. Ele afirma que a ideia de criação do CONSEG Rural já existe há algum tempo e ver o projeto sair do papel é uma grande conquista. “É uma oportunidade para a comunidade agir e ajudar. Em conjunto com as autoridades poderemos criar projetos eficazes, que combatam a insegurança dos moradores e produtores rural.”
Segundo Hara, o objetivo é que ocorram reuniões mensais para alinhamento entre os integrantes do Conselho.
Após formada a chapa oficial, será realizada a eleição e inauguração da 1ª sede da Patrulha Rural Comunitária da região rural de Londrina. Nesta sede, além das quatro viaturas da Patrulha Rural aplicadas na região, haverá cerca de 15 viaturas que também realizam radiopatrulha na cidade e passarão a circular na região.