A startup de inteligência artificial no agro, Cromai, foi a vencedora do Smart Farm AgroBIT Conecta, rodada de apresentação de agtechs para investidores organizada pelo AgroBIT Brasil em parceria com AgroValley, Cocriagro e Mapa (Ministério da Agricultura de Abastecimento). Vinte e duas startups se inscreveram para o desafio e foram avaliadas por representantes de sete fundos de investimentos e do Mapa.
A tecnologia da Cromai detecta padrões de imagens coletadas por drones em campo para identificação e classificação de plantas daninhas, assim os produtores de cana-de-açúcar e soja conseguem fazer a pulverização de defensivos de forma precisa e localizada, proporcionando uma redução média de 65% no uso de herbicidas. Além disso, os diagnósticos e a inteligência da agtech permitem ainda o aumento da produtividade e da sustentabilidade na cultura, por meio de um controle mais efetivo de plantas invasoras, redução do tempo de máquinas em campo, e sua consequente queda no consumo de combustível e emissão de gás carbônico. A startup, sediada em São Paulo (SP), ainda dispõe de outras soluções de IA como detecção de impurezas vegetais nos carregamentos de cana-de-açúcar que chegam nas indústrias.
Para Henrique Del Papa, diretor de novos negócios da Cromai, essa premiação foi importante por ocorrer em uma região onde a startup ainda não tem atuação. “Conseguimos, dessa forma, ter maior visibilidade por ser um evento importante e com a participação de fundos de investimento, que estão interessados em empresas com potencial, inovadoras e que tenham escalabilidade.”
A segunda colocada foi a GoSolos, de Curitiba(PR), que faz sequenciamento do DNA do solo para identificar, classificar e interpretar a presença de fungos e bactérias. O resultado é entregue em uma plataforma interativa, que organiza e correlaciona os resultados obtidos e compara com o banco de dados para melhor posicionamento de insumos químicos e biológicos, e monitoramento da saúde do solo. Na terceira posição ficou a Irrigate, também curitibana, que faz o monitoramento do cultivo e automação da irrigação e fertirrigação, com o uso de sensores de ambiente e solo. Com o aplicativo, todos os dados são armazenados e é gerado um relatório em tempo real para acompanhamento, com perspectiva de aumento de produtividade de até 30%.
A Smart Farm tem como objetivo promover a inovação por meio de conexões relevantes ao apresentar startups que atuam no agronegócio para investidores convidados, a fim de proporcionar o crescimento das agtechs.
AgroBIT Brasil
Em sua sexta edição, o AgroBIT Brasil reuniu o ecossistema de inovação, com uma nova visão e proposta para o agronegócio, onde toda cadeia produtiva se conecta com soluções inovadoras e que geram valor para o agricultor, para a cidade e para o campo. Mais de mil pessoas passaram pelos dois dias de evento, que tem como realizadores a Sociedade Rural do Paraná, FB Group, AgroValley e Sebrae.