Sábado (16/09)
Sul
O fim de semana vai começar com tempo seco em toda a região Sul do país, mas a massa de ar frio se afasta e o frio da última madrugada (15) não deve se repetir. Ou seja, já não há potencial para geadas.
Com o predomínio do sol ao longo do dia e os ventos soprando do Norte, as temperaturas disparam e volta a fazer muito calor no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná.
TRÉGUA
Chuva dá lugar a tempo firme na região Sul devido à massa de ar seco e frio
CONTROLE
Mato Grosso: número de focos de calor em agosto é o menor nos últimos 15 anos
Sudeste
O tempo firme predomina em boa parte do Sudeste neste sábado e a temperatura volta a subir bastante à tarde no estado de São Paulo, no Rio de Janeiro e na metade sul de Minas Gerais.
Ainda pode chover de maneira isolada e sem altos volumes entre o Espírito Santo e o norte mineiro devido às instabilidades em altos níveis da atmosfera.
Centro-Oeste
Pancadas isoladas podem ser registradas ainda em Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal neste sábado devido à atuação de instabilidades em altos níveis da atmosfera.
Não são esperados altos volumes, mas ventos e trovoadas podem ser registrados por conta do calor e da umidade na região. Em Mato Grosso do Sul tempo firme, ensolarado e com temperaturas em alta.
Nordeste
Tempo firme na maior parte do Nordeste ainda por conta da massa de ar seco. A novidade é a chance de chuvas isoladas na metade sul da Bahia, mesmo que de forma rápida e sem acumulados significativos.
Norte
Pancadas isoladas podem acontecer em várias partes da região Norte do país devido a instabilidades tropicais, mas de modo geral não são esperados altos volumes de precipitação e as pancadas serão rápidas. Só não chove no sudeste do Pará e no Tocantins.
Domingo (17/09)
Sul
Após uma pequena trégua, chuvas voltam a atingir o Sul do país em forma de temporais devido à aproximação de uma nova frente fria. No final do dia, nuvens carregadas se organizam e podem provocar chuva forte e volumosa na metade sul do Rio Grande do Sul, especialmente em cidades mais próximas da fronteira com o Uruguai.
Domingo não contará com chuva entre o centro do Rio Grande do Sul até o norte do Paraná em que o destaque será o calor intenso.
Sudeste
Tempo seco, ensolarado e muito quente no Sudeste neste domingo devido a instalação de uma massa de ar seco e quente depois que a chuva se afasta com as instabilidades já no oceano.
Centro-Oeste
Pancadas isoladas ainda podem atingir boa parte do Mato Grosso, do Goiás, do Distrito Federal e dessa vez também o norte do Mato Grosso do Sul devido a formação de instabilidades em altos níveis da atmosfera. Temporais com raios e ventos podem atingir a metade oeste do Mato Grosso.
Nordeste
O tempo seco e quente se espalha novamente por todo o Nordeste neste domingo e os destaques serão os baixos índices de umidade relativa do ar.
Norte
Pancadas isoladas ainda podem se espalhar pela maior parte da região Norte, mesmo que de forma rápida e intercalada com períodos de sol e calor, o que garante a sensação de tempo abafado. Não deve chover no Amapá, no leste do Pará e no Tocantins.
Fonte: Canal Rural