Resultado do Edital do Programa 4.0 da ABDI

Projeto da startup Usina Biológica, com participação da SRP, é classificado no Programa

Resultado do Edital do Programa 4.0 da ABDI Câmaras frias para cultivo dos percevejos

A startup Usina Biológica, que faz parte do ecossistema do agro londrinense foi classificada em primeiro lugar no 1º Edital de Inovação do Programa Agro 4.0, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), na categoria INSUMOS.

O Programa – edital de inovação para o agronegócio – incentiva projetos focados em aumento de eficiência, de produtividade, redução de custos e recebeu a inscrição de 100 propostas, sendo que 14 projetos pilotos foram selecionados, em quatro categorias e o resultado foi divulgado em 1º de dezembro.

O projeto receberá R$ 300 mil para financiar a automatização e aplicação de inteligência artificial em um equipamento desenvolvido para criar percevejos e parasitoides em ambiente controlado, que serão usados como biodefensivos nas lavouras de soja e milho. O prazo para a execução do projeto é de sete meses

Joan Brigo Fernandes, fundador e CEO da Usina Biológica, diz “com o prêmio, os processos que estamos desenvolvendo conseguem através da tecnologia ganhar escala de produção de macrobiológicos e atender uma fatia do mercado, otimizando e automatizando estes processos”.

O projeto da Usina “Tecnologia 4.0 biodigital para processos, máquinas e equipamentos da produção de bioinsumos para a agricultura” foi desenvolvido em parceria com a Sociedade Rural do Paraná (SRP) e a empresa londrinense do setor metalmecânico, Indusfrio e a empresa Agriungo, do setor de TIC. O projeto uniu três ecossistemas londrinenses.

“Esta participação no edital de três segmentos – agro, metalmecânico e tecnologia da informação e comunicação – foi um importante passo na união e integração destes ecossistemas londrinenses”,  diz George Hiraiwa, diretor de inovação da SRP e coordenador da Governança Agro Valley.

O diretor complementa que o edital mostrou “que vale a pena apoiar o movimento Agritech. A criação do Programa Nacional de Bioinsumos do Mapa foi fundamental para incentivar a criação de startups como a Usina Biologica, ficando evidente a busca da sustentabilidade do setor”.

O Programa 4.0 da ABDI tem parceria com os ministérios da Economia (ME), da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).