Um sistema de baixa pressão favorece a formação de nuvens carregadas e deixa o Sul do Brasil novamente em alerta para chuvas intensas, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) são esperadas tempestades nos três estados nas próximas 24 horas.
"Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos", afirma a publicação.
De acordo com o modelo Cosmo, a tendência é que a chuva ganhe intensidade já nas próximas horas, com destaque para o Rio Grande do Sul onde o volume, mais uma vez, pode ser expressivo e ficar acima de 100mm no período. Áreas no oeste do estado devem registrar as chuvas mais expressivas.
As áreas de instabilidade também avançar para o Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. De acordo com a Climatempo, há condição para chuva em todos os estados do Sudeste do Brasil.
"Em Minas Gerais e no Espírito Santo, tem previsão de pancadas de chuva com raios a qualquer hora, mas com alguns períodos com sol, entre muitas nuvens. Há risco de chuva moderada a forte em Minas, exceto na Zona da Mata e na divisa com o Vale do Paraíba (SP)", complementa.
Já no Centro-Oeste, só não deve chover no extremo centro-oeste de Mato Grosso do Sul, no extremo norte e no oeste de Mato Grosso. "Para as demais áreas de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, no Distrito Federal, em todo o estado de Goiás, a previsão é de períodos com sol e pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite. Algumas pancadas podem ter moderada a forte intensidade", afirma a consultoria.
Fonte: Notícias Agrícolas