Atraso na colheita pode impactar calendário do milho

De acordo com o último boletim semanal da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), 89,2% do milho já foi colhido em território brasileiro. O número revela a fase em que se encontra a safra de milho no Brasil e os eventos climáticos têm desempenhado um papel determinante em sua progressão. No Paraná, um dos estados-chave na produção do grão, a redução nas precipitações possibilitou um avanço na colheita. No entanto, vale ressaltar que este avanço encontra-se atrasado em comparação com a última safra, o que pode influenciar no calendário agrícola do estado.

No Mato Grosso do Sul, há diferenças significativas entre as regiões. Enquanto na região Centro-Norte a colheita está quase concluída, no Centro-Oeste, os agricultores ainda enfrentam atrasos. A região da Grande Dourado foi recentemente afetada por um vendaval acompanhado de granizo, resultando em um aumento no percentual de lavouras acamadas, o que pode afetar a quantidade e qualidade dos grãos coletados.

Já em Goiás, a colheita no estado foi concluída com produtividades notáveis e, sobretudo, com grãos de excelente qualidade, um fator crucial para o mercado interno e exportações. Em São Paulo, as condições climáticas têm se mostrado aliadas dos produtores, propiciando um bom ritmo na colheita. Por outro lado, em Minas Gerais, as recentes chuvas causaram uma desaceleração no processo, mostrando mais uma vez a estreita relação entre o clima e o campo.

No Sudeste e Oeste do Pará, a colheita encontra-se quase finalizada, e a diminuição das chuvas tem sido benéfica, facilitando as operações em campo. A previsão otimista é que a colheita na região se conclua na próxima semana.

Progresso de safra
Semana de 27 de agosto a 03 de setembro de 2023

A colheita do milho segue para áreas finais, sendo que a média dos 9 estados  monitorados registram 89,2% de colheita, uma elevação de 5,2% em relação à semana anterior. Já em comparação à safra passada, há uma de 7,9% para baixo, já que o índice anterior era de 97,1%.

Começando pelo estado de Goiás, observamos a conclusão da colheita, saindo de 97% na semana anterior para 100% das áreas até o dia 3 de Setembro.

Em São Paulo, houve uma elevação de 8% em relação à semana anterior, passando de 60% para 68%. Contudo, ainda está abaixo da marca da safra passada, que registrou 97%.

Minas Gerais apresenta um avanço positivo, passando de 87% na semana anterior para 94%, superando a marca de 91% da safra anterior.

O Maranhão, após registrar 99% na semana passada, alcançou a conclusão da colheita com 100%, em linha com a safra anterior.

No Mato Grosso do Sul, os números mostram uma recuperação considerável, com um salto de 14% em uma semana, passando de 59% para 73%. No entanto, ainda está aquém da safra anterior, que teve 93% de colheita.

O Paraná apresentou uma variação significativa, com um aumento de 15% em relação à semana anterior, indo de 48% para 63%. Contudo, a marca ainda está abaixo da safra passada, que foi de 92%.

Fonte: Agrolink

Seja sócio!