Cientista, Prêmio Nobel da Paz (2007), Prêmio Mundial da Alimentação (2020), embaixador da Boa Vontade do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e referência na área da agricultura regenerativa, Dr. Rattan Lal virá ao Brasil para participar do 4º Fórum do Agronegócio, que acontece no dia 18 de setembro, no Parque Governador Ney Braga, em Londrina (PR).
Residente na cidade de Ohio, nos Estados Unidos, Lal fará a palestra magna do evento que é realizado pela Sociedade Rural do Paraná, abordando o tema “O Brasil e sua liderança mundial: perspectivas e desafios”.
Como professor universitário e diretor do Centro de Gestão e Sequestro de Carbono na Ohio State University (OSU), Rattan tem se dedicado ao longo dos anos à pesquisa voltada para a preservação da saúde do solo e à defesa da ideia de 'produzir mais com menos', aumentando a produção de alimentos utilizando menos recursos. Entre os propósitos centrais de seu trabalho está impulsionar a segurança alimentar, desenvolver uma agricultura resiliente e avançar nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Há poucas semanas de desembarcar em Londrina, Rattan acredita que o Fórum do Agronegócio será uma grande oportunidade para deliberar sobre opções potenciais que podem ser adotadas pelo setor agro, como traduzir ciência em ação, ter acesso a inovações de aumento de escala, identificar prioridades de investigação, além de promover a cooperação entre o agronegócio e instituições acadêmicas.
O cientista também destaca fatores que tornam o Brasil uma referência mundial no que tange sua capacidade de produzir e conservar. “A agricultura no Brasil desde 2000 é uma história de sucesso global, sendo o país líder mundial na exportação de produtos agrícolas. No entanto, há uma necessidade de proteger e conservar os recursos naturais, restaurando ecossistemas degradados como pastagens degradadas, aumentando o sequestro de carbono nos solos dos agroecossistemas, protegendo as florestas tropicais, restaurando as zonas húmidas, incluindo os ecossistemas do Pantanal e poupando terra e água para a natureza. O objetivo é produzir mais com menos”, disse em entrevista.
Durante o Fórum do Agronegócio, Rattan Lal também abordará caminhos para o Brasil poder trabalhar seu posicionamento e evidenciar seus diferenciais competitivos com mais assertividade frente aos demais países. “O Brasil deveria assumir um papel de liderança para ajudar a África Subsaariana a repetir o milagre do Cerrado, o que seria um modelo a seguir e lhe daria uma vantagem competitiva na comercialização de seus produtos e também criaria boa vontade entre as nações. O Brasil poderia fornecer apoio financeiro para o desenvolvimento institucional e de recursos humanos na América Central, Caribe, África e noutros locais. O Brasil está numa boa posição para construir pontes entre nações”, antecipa.
Evento
O Fórum do Agronegócio reunirá mais de 20 lideranças do agronegócio com o intuito de conectar toda a cadeia produtiva, envolvendo produtores, empresários, associações, agroindústrias, cooperativas, órgãos acadêmicos e imprensa, para debater o tema central “Produzir e Conservar” e as narrativas sustentáveis do agronegócio em nível nacional e internacional.
Além da palestra magna, a programação também contará com as mesas-redondas “Alimentos, fibras e energias renováveis: a integração das cadeias produtivas, a demanda por investimentos e as práticas sustentáveis”, “Resiliência dos sistemas alimentares: fortalecer do local para o global” e “Futuro alimentar sustentável: o Brasil e a produção de alimentos frente ao mundo”, além da palestra “O futuro sustentável do agronegócio e a integração das cadeias produtivas”.
A curadoria do evento é de MMarchiori.
Serviço:
Fórum do Agronegócio
Data: 18 de setembro
Horário da abertura: 09h45 (Receptivo a partir das 9h)
Local: Recinto José Garcia Molina – Parque Governador Ney Braga (Avenida Tiradentes, 6275 – Londrina, Paraná).
Inscrições e informações: www.forumdoagronegocio.com