Nesta terça-feira (05), o presidente da Sociedade Rural do Paraná, Marcelo Janene El-Kadre, esteve em Curitiba com outras lideranças políticas e do setor produtivo, para uma reunião com o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, sobre a duplicação do último trecho da duplicação da PR 445, sendo os 23 quilômetros entre os distritos de Lerroville e Irerê.
Na sequência, El-Kadre também se reuniu com o governador Ratinho Junior.
Os encontros tiveram o objetivo de entender os obstáculos para a execução da obra e buscar soluções, já que, se o edital não for lançado antes do leilão do Lote 3 das concessões rodoviárias do Paraná, a obra será deixada para a futura concessionária, que poderá começar somente depois de 2026, segundo o modelo da concessão.
O presidente da SRP alertou que não há como esperar mais para a duplicação completa da rodovia, uma vez que inviabiliza e prejudica o progresso de Londrina e toda a região. "Tivemos uma reunião com algumas dificuldades apontadas, mas nós desafiamos o governo a encontrar soluções para viabilizar a duplicação entre os distritos de Lerrovile e Irerê. Estivemos lá com várias entidades do setor produtivo, deputados, prefeito e vice-prefeito, nos empenhamos e propusemos a ajudar e não iremos abrir mão dessa duplicação. É uma obra única de Londrina até o trevo de Mauá, não existem três lotes, então ela precisa ser terminada. A sociedade civil organizada de Londrina assumiu o compromisso de buscar a viabilização desta duplicação e iremos resolver. Na última quarta-feira, dia 30, eu já havia pleiteado esta demanda diretamente com o governador Ratinho Junior, que informou que viabilizaria a obra. Precisamos agora ficar atentos e cobrar", disse.
Participaram da reunião com o secretário Sandro Alex os deputados estaduais Cobra Repórter, Tiago Amaral e Tercílio Turini, as entidades de classe ACIL, Ceal, Sindimetal, Sescap, além da Prefeitura de Londrina.