Em audiência pública da Comissão de Minas e Energia, respondendo a questionamento do deputado Arnaldo Jardim, o ministro Alexandre Silveira afirmou que o Projeto de Lei, chamado PL do “Combustível do Futuro”, deverá sair nos próximos dias e visa regulamentar a integração das políticas de descarbonização no país.
Além do aumento da mistura do etanol na gasolina – dos atuais 27,5 para 30% – o projeto deverá tratar de biocombustíveis, incluindo o biodiesel. O texto estimula ainda a produção de bioquerosene de aviação, que pode reduzir custos ao setor aéreo.
Sobre o aumento da concentração do etanol, Arnaldo Jardim, que é presidente do Conselho da Frente Parlamentar do Etanol, afirma que a medida trará benefícios para toda a sociedade:
”Há vantagens ambientais e de custo: a gasolina com mais etanol libera menos monóxido de carbono para o meio ambiente, além disso, como o etanol tem um custo menor, o preço da gasolina comum, com a nova mistura, tende a cair. Vamos acompanhar com atenção os próximos passos”, afirma.
Fonte: Visão Agro