Presidente da ABAG é presença confirmada no Fórum do Agronegócio

Presença confirmada no Fórum do Agronegócio, o presidente da ABAG (Associação Brasileira do Agronegócio), Luiz Carlos Corrêa Carvalho, participará da mesa-redonda “Alimentos, fibras e energias renováveis: a integração das cadeias produtivas, a demanda por investimentos e as práticas sustentáveis”, ao lado de outras lideranças do setor.

Para ele, o evento desperta debates que contribuem para o desenvolvimento do setor. “Com boa pauta e bons apresentadores/debatedores, o Fórum atrai os setores produtivos em um processo de seguro aprendizado, despertar e integração. É essencial para um país como o Brasil a integração positiva público-privada, assim como o melhor entendimento do que é o Agro e o que ele representa ao desenvolvimento do país”, ressalta.

Carvalho lembra que uma série de aspectos tornam o Brasil um país diferenciado no agronegócio, como por exemplo o trabalho guiado pela ciência que favorece a produção de duas a três safras por ano na mesma área, além de ter baixa pegada de carbono com liderança importante em biocombustíveis e ser um dos maiores exportadores de alimentos do mundo.

“O Brasil alimenta 1 bilhão de pessoas no planeta, além de atuar efetivamente no campo da descarbonização, com foco na luta contra o aquecimento global. Isso faz dele, com sua matriz energética limpa e elevadas exportações (mesmo com poucos Acordos Comerciais) protagonista na questão da insegurança alimentar e energética. Responsável pelo lado positivo da balança comercial brasileira, o primeiro insumo essencial é a confiança”, relata o presidente da ABAG, que defende mais investimentos para o setor. “O agronegócio é, sem dúvida, setor prioritário para investimentos dada a sua relevância já citada e a sua elevada capacidade competitiva, traduzida em produtividade elevada e baixos custos e positiva sustentabilidade. Seja em alimentos ou bioenergia, seja nos insumos, máquinas e equipamentos e no elo industrial ou de serviços, esse é seguramente o setor para investimentos no Brasil”.

Também participam da mesa-redonda o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, o presidente da Associação Brasileira de Criadores de ZEBU (ABCZ), Gabriel Garcia Cid, o presidente da Sociedade Rural Brasileira, Sérgio Bortolozzo, a presidente da Embrapa, Silvia Maria Fonseca Silveira Massruhá, e a diretora da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-USP), Thais Maria Ferreira.

A moderação é do jornalista Fernando Lopes, Editor do InfoMoney.

Seja sócio!